terça-feira, 26 de junho de 2012

ÌTÒN ÌRETÈ MÉJÌ


ÌRETÈ MÉJÌ

Esponja, Um Instrumento de Limpeza
Aquele que é muito limpo e brilhante
Foi quem jogou Ifá para solo arenoso,  descendente do rio Òsun;   
Que é muito cheio e revolto.
Foi quem jogou Ifá para o solo úmido e rico em húmus, descendência de terra de pântano.
Se eu soubesse,
Eu teria feito sacrifício de modo que após o banho eu poderia pular para fora com alegria.
Foi quem divinou Ifá para Esponja,
Que estava indo para sua visita anual a fazenda.
Foi dito a sua árvore que fizesse sacrifício
Mas, o solo arenoso não fez sacrifício.
O solo com húmus também não fez sacrifício.
Só a árvore da esponja fez sacrifício.
Ambos, o solo arenoso e o solo com húmus
Não são capazes de limparem-se.
Mas, a esponja após ser limpa (com um bom sabão),
Pode produzir um som alegre.
Ela disse :
”O aquele que é muito limpo e brilhante,
Foi quem jogou Ifá para solo arenoso e solo de húmus, descendentes de terra do rio Òsun;
Que é caudaloso e revolto;
Foi quem jogou Ifá para solo de húmus, descendente de terra do pântano.
Se eu soubesse,Eu teria feito sacrifício; assim após o banho eu pularia com alegria.
Foi quem divinou Ifá para esponja.
Que estava indo na sua visita anual a fazenda.
Viajantes de Ìpó,
Viajantes de Òfà,
Venham ver a nossa vitória.”

Nenhum comentário: